see color, Linguagem Tátil das Cores para cegos e deficientes visuais
A cor está presente em tudo, na natureza, no vestuário, na alimentação, nos medicamentos, na higiene, na decoração, na literatura, na arte, e por aí vai, elas são essenciais, fazem parte da vida e das tarefas cotidianas, inimaginável um mundo sem cor.
Conhecer as cores torna as pessoas independentes e capacitadas a fazerem suas próprias escolhas. Uma vez que uma pessoa com deficiência visual não consegue fazer a identificação da cor, ela está excluída da sociedade e dependente de terceiros.
Pensando nisso, a see color foi criada para proporcionar autonomia, inclusão e contribuir para a educação das pessoas cegas, com baixa visão e daltônicas, provocando uma mudança social no comportamento e a evolução do ser humano.
O que é o método
Assim como no braille, o ALTO RELEVO é utilizado para se fazer a leitura do método que é extremamente fácil, constituído apenas de UM PONTO que serve como eixo para UMA LINHA que gira em torno de si, como o ponteiro de um relógio. E, abaixo, uma LINHA ESTÁTICA NA HORIZONTAL que serve de referência espacial. Ler esses símbolos permite a essas pessoas a possibilidade de elas “entenderem” as cores e terem uma melhor compreensão do mundo ao seu redor.
Como aprender o see color
Este método foi desenvolvido a partir da Teoria das Cores, que leva em consideração o triângulo cromático, composto das três cores primárias (VERMELHO, AMARELO e AZUL) e, o segundo triângulo, com as três cores secundárias (LARANJA, VERDE e LILÁS). Além de uma haste com as cores neutras (PRETO e BRANCO). Este material compõem o “KIT PEDAGÓGICO see color” para o aprendizado da linguagem. Uma vez adquirido o conhecimento da linguagem see color, onde o tempo de aprendizado e memorização é de 20 minutos apenas, as pessoas passam a reconhecer as nuances de 94 cores, e a partir daí, basta aplicá-la em objetos diversos de sua preferência, desde uma pílula até um carro, por exemplo.
Outros métodos de aprendizado são: see clock, mini clock, see game, see paint tátil e vídeos no canal do YouTube, além do nosso site www.seecolor.com.br
HISTÓRIA
Este projeto nasceu da tese de doutorado defendida em 2019, no Curso de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assim, a Dra. Sandra Regina Marchi desenvolveu o see color, um método tátil que oferece aos deficientes visuais ACESSIBILIDADE e “entendimento” das cores.
Sobre a autora
Graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Sandra veio para a capital paranaense para fazer mestrado e doutorado e se aprofundar nos estudos sobre as cores. No doutorado ingressou na Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva – RPDTA, ou seja, tecnologia de apoio que agrupa dispositivos, técnicas e processos visando prover assistência e reabilitação e, consequentemente, qualidade de vida às pessoas com deficiência, promovendo autonomia e inclusão. Esta rede de pesquisa (RPDTA) envolve pesquisadores de cinco universidades do sul e sudeste do Brasil.
O primeiro sistema que veio à mente foi o braille, sendo a principal linguagem tátil utilizada por pessoas com deficiência visual. Segundo Sandra, o problema, no entanto, é que essa linguagem (braille) é bastante extensa, por exemplo, para escrever ‘amarelo’ em braille na etiqueta de uma roupa, fica muito espaçoso, além de que, para uma pessoa que fica cega com mais idade, o braille torna-se difícil de aprender e utilizar. Segundo Sandra: “Eu percebi que teria que ser algo tátil, fácil de memorização, e com dimensões bem pequenas. Vi que já existiam tentativas pelo mundo de se criar códigos para cores, mas que não foram eficazes. Desta forma, a ideia era criar algo pequeno, mas que fosse perceptível ao tato, para que pudesse estar em qualquer objeto, do menor ao maior, e que o cego pudesse compreender facilmente”. Por isso, o see color, não é braile, é algo inovador, inusitado, nunca visto.
Como as empresas podem fazer esse investimento e implantar o see color em seus produtos?
As empresas, ao incluírem o see color em seus produtos estarão facilitando a vida de um público que hoje, só no Brasil, está estimado em 6,5 milhões de pessoas segundo o IBGE 2010. Porém, em sua grande maioria tem dificuldades na inserção no mercado de trabalho.
Abraçando a nossa causa, a empresa valoriza a sua marca, aumenta a admiração do cliente ao se engajar a uma causa social, conquistando, assim, uma posição positiva, expondo sua marca em nível nacional.
Conheça esse projeto que vem crescendo a cada dia e fazendo a diferença no futuro de centenas de pessoas.
Venha com a gente! Seja um padrinho da see color. Você pode ajudar fazendo uma doação financeira, ou doação de visibilidade, apoiando a divulgação do projeto nas redes sociais e entre seus amigos e conhecidos.