No see color, o ALTO RELEVO, é utilizado para se fazer a leitura do método que é extremamente fácil. UM PONTO sempre na posição central (eixo) e DUAS LINHAS.
UMA LINHA em diversas angulações, conforme as horas do relógio, e a OUTRA LINHA estática abaixo, na horizontal, indicando a posição correta de leitura.
Boas práticas
Já imaginou um mundo sem cor?
Nós também não!
Na natureza, no vestuário, na alimentação, nos medicamentos, na higiene, na arte, na decoração, na literatura, e por aí vai, elas são essenciais, fazem parte da vida e das tarefas cotidianas.
Identificar as cores torna as pessoas independentes e capacitadas a fazerem suas próprias escolhas.
Por isto, o método see color foi criado, para permitir às pessoas com deficiência visual a possibilidade de eles identificarem as cores e terem uma melhor compreensão do mundo ao seu redor.
Mais o que é o see color afinal?
O see color, assim como o braille, é uma linguagem destinada a pessoas com deficiência visual específica para cores. O ALTO RELEVO, é utilizado para se fazer a leitura do método que é fácil, constituído apenas de UM PONTO sempre na posição central (eixo) e DUAS LINHAS, UMA LINHA EM DIVERSAS ANGULAÇÕES, com a mesma lógica do relógio com um ponteiro só, que formam uma variação de 94 cores e a OUTRA LINHA ESTÁTICA abaixo, na horizontal, indicando a posição correta de leitura.
Promove vida independente e inclusão
see color, Linguagem Tátil das Cores para cegos, baixa visão, monoculares e daltônicos
O Método see color, além de proporcionar o ensino da Teoria da Cor de modo lúdico, possibilita a ACESSIBILIDADE da informação COR através do tato, objetivando proporcionar autonomia, independência, inclusão e qualidade de vida às pessoas com deficiência visual. Desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, INPI nº BR 1020170181740, sendo uma ferramenta de Tecnologia Assistiva criada dentro dos preceitos do Design Universal e Inclusivo, permitindo que seja utilizado por todos, sejam cegos, baixa visão, monoculares e daltônicos. Esta linguagem tátil pode ser utilizada em qualquer atividade, de qualquer disciplina que envolva cores, mesmo que apenas para diferenciação ou apresentação de escalas de diferentes grandezas. Para consolidar o uso da representação das cores através da linguagem tátil see color, deve-se aplicá-lo em vários conteúdos, tais como: peças de vestuário, materiais didáticos, em atividades de Desenho, Artes e Artesanato.