parallax background

No see color, o ALTO RELEVO, é utilizado para se fazer a leitura do método que é extremamente fácil. UM PONTO sempre na posição central (eixo) e DUAS LINHAS.

 

UMA LINHA em diversas angulações, conforme as horas do relógio, e a OUTRA LINHA estática abaixo, na horizontal, indicando a posição correta de leitura.

see color, Linguagem Tátil das Cores para cegos, baixa visão, monoculares e daltônicos


O Método see color, além de proporcionar o ensino da Teoria da Cor de modo lúdico, possibilita a ACESSIBILIDADE da informação COR através do tato, objetivando proporcionar autonomia, independência, inclusão e qualidade de vida às pessoas com deficiência visual. Desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, INPI nº BR 1020170181740, sendo uma ferramenta de Tecnologia Assistiva criada dentro dos preceitos do Design Universal e Inclusivo, permitindo que seja utilizado por todos, sejam cegos, baixa visão, monoculares e daltônicos. Esta linguagem tátil pode ser utilizada em qualquer atividade, de qualquer disciplina que envolva cores, mesmo que apenas para diferenciação ou apresentação de escalas de diferentes grandezas. Para consolidar o uso da representação das cores através da linguagem tátil see color, deve-se aplicá-lo em vários conteúdos, tais como: peças de vestuário, materiais didáticos, em atividades de Desenho, Artes e Artesanato.